A importância dos exames laboratoriais.

A importância dos exames laboratoriais.

Realizar exames de rotina pode evitar avanços de doenças simples e complexas.

Apesar de exames laboratoriais serem recomendados anualmente, como as consultas aos dentistas e clínicos gerais, observamos que alguns brasileiros não levam tão a sério esta rotina importante, aderindo a este recurso apenas em último caso, quando o sintoma da doença está acentuado, por exemplo.

Os exames laboratoriais são solicitados em conjunto pelo especialista consultado e realizados em laboratórios de análises clínicas com o objetivo de oferecer um diagnóstico ou servir como um check-up.

A prevenção de doenças é a principal função de um exame realizado em laboratório e é nesta constatação que encontramos sua grande importância. “Ao diagnosticar uma doença em seu período inicial, o paciente tem a possiblidade de realizar um tratamento mais tranquilo, evitando procedimentos dolorosos e com maior probabilidade de cura”, comenta Elie Georges Hachem, diretor do Laboratório Cedro.

Profissionais como farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos e médicos são responsáveis por realizar a análise clínica dos exames. A coleta do material é analisada e finalizado com a emissão de um laudo diagnóstico que será apresentado ao médico para que seja averiguado e disponibilizado um diagnóstico ao paciente.

O processo do exame laboratorial é rápido e detecta o estado de saúde atual do nosso organismo no mesmo período em que o exame é realizado. Devido a estes fatores o exame perde a validade quando levado após um período extenso, um mês por exemplo, ao médico para a análise.

Exames de rotina são a melhor forma de manter seu bem mais precioso em dia: sua saúde.