Dez alimentos que melhoram a sua saúde.

Dez alimentos que melhoram a sua saúde.

Confira os dez alimentos que se consumidos regularmente, trazem benefícios para a sua saúde.

A saúde começa no prato. Apesar de muitas pessoas concordarem com essa afirmação, a prática diária não reflete essa convicção. Atentar-se para os bons hábitos faz toda diferença para ter uma boa qualidade de vida. “Uma dieta balanceada associada à prática de exercícios físicos aumentam consideravelmente a expectativa de vida das pessoas” pontua o Dr. Elie Georges Hachem.

Saiba quais alimentos consumir para aproveitar os benefícios e viver de forma saudável.

1 – Ovo, o alimento completo:
O ovo é um alimento com um alto valor nutricional com um baixo valor calórico. O consumo do ovo traz muitos benefícios: fortalece os ossos, protege os olhos, promove a perda de peso, elimina o colesterol ruim, acelera o funcionamento do cérebro, previne o câncer de mama, acelera o crescimento dos cabelos, aumenta a massa muscular e promove um bom desenvolvimento para os bebês.
Dica Unihosp: evite a versão frita.

2 – Alho, o alimento funcional:
Um dos temperos mais presentes na dieta dos brasileiros, ele é benéfico e rico em vitaminas e minerais. Reduz a pressão arterial, colesterol, inflamações e auxilia na coagulação do sangue. Além disso, o alho aumenta as defesas do nosso organismo melhorando a imunidade.

3 – Maçã, o alimento coringa:
Prática, saborosa e saudável. A fruta é extremamente benéfica para o nosso corpo.
Excelente para combater o colesterol e derrames cerebrais. A maçã ajuda a emagrecer e seu alto teor de fibras, a regular o intestino. Com mais de 7 mil variedades, a maçã é cultivada há milhares de anos e é uma fonte rica em nutrientes e  ajuda a evitar as mais variadas doenças.

4 – Cúrcuma, o alimento poderoso:
A cúrcuma, uma raiz da família do gengibre, também é conhecida como açafrão. Ela é altamente nutritiva e ajuda a tornar o nosso organismo saudável e livre de enfermidades: é possivelmente uma das substâncias da Natureza mais benéficas para a saúde humana.

5 – Couve, a folha benéfica:
Quanto mais os especialistas estudam a couve, mais benefícios são descobertos. Para quem pretende emagrecer, este é um ótimo alimento para integrar a dieta. Tem poucas calorias, é rico em fibras e mais difícil de digerir, o que ajuda a regular o intestino e diminuir o apetite. Para obter todos os benefícios da couve, consuma fresca em sucos, na forma cozida na sopa ou refogada com manteiga ou azeite.

6 – Limão, o fruto sagrado:
Seja no suco, como tempero e até na sobremesa, o limão é versátil e saboroso, encaixando em diversos momentos da nossa alimentação. Principalmente pela vitamina C, o limão é um fruto muito benéfico para a saúde e importante para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o nosso organismo.

7 – Lentilha, a proteína vegetal:
A combinação de arroz e feijão é um clássico e uma tradição na mesa dos brasileiros. Mas o feijão pode ser substituído pela lentilha. Ela também é uma leguminosa e traz diversos benefícios para a saúde. A lentilha é uma das melhores fontes de proteína vegetal e fibras alimentares, substâncias ideais para nosso bem-estar.

8 – Canela, a especiaria termogênica:
É uma das especiarias mais antigas do mundo, de importante atuação no nosso organismo. Ela possui um efeito termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo, estabiliza os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. A canela contribui para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gordura e ajuda a manter a produção de serotonina em equilíbrio.

9 – Alecrim, o tempero do frescor:
É uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Ela é usada como remédio e tempero desde a antiguidade. De aroma peculiar, o alecrim pode estar presente em sucos, molhos, sopas e águas aromatizadas. Ele também neutraliza os efeitos dos radicais livres, evitando danos ao corpo, o envelhecimento precoce e o crescimento de células cancerígenas.
Dica Unihosp: evite o consumo excessivo do alecrim na forma de chá que pode causar dores de cabeça e convulsões.

10 – Quinoa, o superalimento:
Ela é considerada o alimento mais completo dentro do reino vegetal. É até mesmo comparado ao leite materno, por seu valor nutricional e diversas propriedades. A quinoa foi selecionada, para dar um exemplo, como um dos alimentos fundamentais dentro da dieta dos astronautas da NASA  em vôos espaciais de longa duração. Por trazer tantos benefícios para a saúde, ganhou o status de superalimento.