Qual a importância do Fonoaudiólogo?

Qual a importância do Fonoaudiólogo?

Saiba quais as atividades que o fonoaudiólogo exerce e quando ele deve ser procurado

No dia 9 de dezembro foi celebrado o dia do Fonoaudiólogo. É a data em que a profissão foi regulamentada no Brasil, em 1981. Pessoas que possuem a habilidade em se comunicar, articulam bem palavras, sabem medir o tom de voz ideal e respirar nos intervalos certos. Se este não é o seu caso, um fonoaudiólogo pode ajudar.

"O Fonoaudiólogo exerce um papel fundamental para a sociedade. Ele á capaz de transformar as pessoas em qualquer fase de suas vidas.” comenta o Dr. Hachem.

O que faz um Fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo é o profissional de Saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia, responsável por promover, avaliar, diagnosticar, orientar, tratar e aperfeiçoar aspectos relacionados com a função auditiva, linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e do sistema de deglutição, entre outros. Sendo assim, quaisquer dificuldades que apareçam nessas áreas devem ser encaminhadas para uma avaliação fonoaudiológica.

O fono é um profissional que precisa estar nos centros de saúde, hospitais, clínicas, escolas, consultórios de dentistas, maternidades, creches e pode clinicar até mesmo em domicílio.

Quando o fonoaudiólogo deve ser procurado?
A intervenção fonoaudiológica em crianças dá a possibilidade de aproveitar o período em que ela é mais sensível à aquisição e desenvolvimento da linguagem, para intervir e estimular as habilidades nas quais aparece esse atraso.

Existem alguns estudos que mostram que as dificuldades futuras, principalmente as escolares, são menores em crianças com atraso de linguagem que passaram por intervenção fonoaudiológica precoce quando comparadas a crianças com histórico de alteração que sofreram intervenções tardias.

Observar o desenvolvimento dos pequenos no momento das brincadeiras é fundamental. Caso você perceba alguma dificuldade ou atraso, não demore em procurar uma avaliação fonoaudiológica. Esse profissional será capaz de avaliar e perceber se realmente a criança necessita de tratamento.

A importância do Fonoaudiólogo para a comunicação.
A voz tem um papel fundamental na comunicação e no relacionamento humano.

Os problemas mais comuns são a rouquidão e a afonia, que nada mais é do que a completa ausência de voz.

Alguns cuidados e procedimentos podem ser feitos para que se tenha uma voz mais saudável:
• Beba água regularmente, principalmente quando estiver fazendo uso profissional da voz. A água hidrata o organismo e favorece uma emissão vocal sem tensão;
• Mantenha uma alimentação saudável e regular. Isso ajuda a prevenir o refluxo, que é prejudicial à laringe e às pregas vocais;
• Evite achocolatados e derivados do leite, principalmente antes da utilização profissional da voz, pois estes ingredientes aumentam a produção de secreção no trato vocal e dificultam a emissão;
• Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo sempre ereta, no eixo, porém relaxada e livre de tensões.

Os cuidados com o aparelho vocal e dos ouvidos são fundamentais para a saúde da comunicação. Para manter a saúde da sua voz sempre plena, conte com um Fonoaudiólogo. Opte pelos melhores profissionais.Consulte a Unihosp.