Saúde em foco: Como melhorar o sistema imunológico?

Saúde em foco: Como melhorar o sistema imunológico?

Confira 8 atitudes para manter a imunidade em alta.

O sistema imunológico representa a defesa do corpo humano.

Ele ajuda os nossos corpos a combater vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças. “Fortalecer o sistema imunológico é fundamental, ao aumentar a imunidade, o corpo fica mais ágil no combate a doenças”, comenta Dr. Elie Hachen.

1 - Siga uma dieta saudável:
A alimentação é uma das principais chaves para fortalecer o sistema imunológico.
Escolhas alimentares saudáveis auxiliam na melhora da saúde cardiovascular, níveis de energia, e mantem os músculos e ossos fortes. Uma dieta saudável deve ser rica em frutas, verduras e proteínas magras. Evite açúcar, gordura e álcool.

2 - Exercite-se regularmente:
A atividade física contribui para a comunicação do sistema nervoso central com o sistema imunológico. É importante tirar um tempo do seu dia para se dedicar ao corpo.
Fazer exercícios melhora a sua saúde cardiovascular, e reduz a probabilidade de certas doenças crônicas.

3 - Beba bastante água:
Para que o organismo funcione corretamente devemos beber em média 2 litros de água por dia (ou 6 a 8 copos). A água é o principal componente químico do nosso organismo. Ajuda a energizar seus músculos, melhorar a função intestinal, e equilibrar os níveis de fluidos do corpo. Evite saciar a sua sede com refrigerantes, álcool, chá ou café, pois essas bebidas realmente causam desidratação.

4 - Durma o suficiente:
O ideal é ter 7-8 horas ininterruptas de sono por noite. Dormir o suficiente melhora o humor e os níveis de energia, além disso, ajuda evitar acidentes vasculares cerebrais e a controlar o peso.

5 - Faça regularmente exames médicos:
A realização do check-up periódico é de suma importância. Fazendo exames periódicos, as doenças são descobertas em sua fase inicial e podem ter um tratamento mais eficaz aumentando as chances de cura.

6 - Seja higiênico:
Para manter o sistema imunológico forte e pronto para combater doenças é preciso manter bons hábitos de higiene. São atitudes fundamentais para a boa higiene:
escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo o uso de fio dental; tomar banho, lavar os cabelos, limpar as orelhas, limpar a cavidade do nariz, cortar as unhas, lavar as mãos sempre que estiverem sujas ou suadas.

7 – Atente-se ao estresse:
Estresse é algo que pode repercutir na sua saúde física, e o estresse crônico pode afetar negativamente o sistema imunológico. Evite atividades e pessoas que lhe causam estresse extremo. Use o seu tempo fazendo atividades relaxantes. Se você acha que tem o estresse crônico, consulte um terapeuta ou outro profissional para ajudar a gerir a sua condição.

8 - Não fume:
Fumar prejudica quase todos os órgãos do corpo, as toxinas do cigarro afetam o sistema imunológico e aumentam a probabilidade de ataque cardíaco, derrames e câncer de pulmão.