Novembro Azul - UNIHOSP

O que é o câncer de próstata?

É quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, passam a se multiplicar de forma desordenada e anormal.

O que é indicado para a prevenção?

Cultivar hábitos saudáveis, como: ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas diariamente, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso e manter o peso corporal adequado. Isso ajuda a diminuir o risco de câncer e de muitas outras doenças.

Quais são os sintomas?

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas na sua fase inicial.
Quando os sintomas começam a surgir, o quadro já está avançado. Dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina são os mais comuns.

Como diagnosticar?

Como com qualquer câncer, o diagnóstico precoce faz muita diferença no tratamento e cura da doença. Por isso, é recomendado fazer consultas com o urologista e exames regulares a partir dos 50 anos. Caso tenha histórico da doença na família, a idade indicada para isso é 45 anos.

Como são os exames?

O diagnóstico do câncer de próstata é feito através de dois exames:

Exame de toque retal:

É um exame clínico que tem por objetivo detectar alterações na próstata, avaliando o tamanho, a forma e a textura dessa glândula.
O médico introduz o dedo no reto do paciente, utilizando uma luva com lubrificante. É um exame simples e bem rápido, mas que ainda gera muito preconceito e resistência.

Dosagem de PSA:

É um exame laboratorial em que a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) é medida, analisando a quantidade de uma proteína produzida na próstata.

Por que é importante quebrar o preconceito?

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de tumor em homens e a taxa de mortalidade ainda é alta. Isso se deve ao fato de que o número de homens que se cuidam e realizam os exames ainda não é o suficiente, devido ao preconceito.

Deixe os tabus de lado e se cuide.
O exame de toque é indolor e dura
menos que 10 segundos.